segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Palavra para a Semana n° 38 (2011)


Os juízos de Deus


Semana 38, 2011

Uma das seis doutrinas básicas do Cristianismo listadas em Hebreus 6.1-2 é “juízo eterno”. Um fator muito revelador iluminado pelas respostas às nossas profecias sobre a Costa Oeste foram os ensinamentos e comentários sobre os juízos de Deus. É difícil não questionar se alguns destes Cristãos, principalmente os que estão em ministério, jamais estudaram as Escrituras quanto a este importante assunto. Isso me compeliu a começar a perguntar a crentes quanto que foi a última vez que ouviram um sermão sobre o juízo de Deus, e até agora não achei um sequer que se lembre de ter ouvido sequer um sermão sobre este importante assunto e básica doutrina Cristã.

Não me lembro, também, da última vez em que ensinei sobre este assunto. O estudei a fundo por aproximadamente dois anos quando era novo convertido. Ensinei um pouco sobre no passado, mas com a exceção de algumas referências, não ensinei sobre este importante assunto em profundidade por mais de vinte e cinco anos. Não estou, portanto, apontando o dedo aos outros nisso mais do que considerando eu mesmo culpado de negligenciar esta importante questão, juntamente. Porém, tenho suficiente alicerce para reconhecer o quanto, se não a maioria, do que está sendo ensinado sobre o julgamento de Deus não é bíblico, por vezes em conflito básico com o que a Bíblia revela sobre o assunto. Alguns comentários e opiniões que ouvi recentemente estavam em conflito direto mesmo com os ensinamentos do próprio Jesus. Isso é revelador.

Estava esperando um pouco disso por causa de minha experiência prévia, mas acho que dessa vez revelou um nível muito mais profundo de quão longe da sã doutrina bíblica muito da igreja nos EUA tem recebido. É verdade que “a bondade de Deus leva ao arrependimento” (veja Romanos 2.4), e não queremos nunca nos esquecer disso. Porém, como a base de muito falsos ensinamentos, se tomarmos esta uma fatia de versículo fora do contexto, poderemos nos desviar, como muitos. Compreender os juízos de Deus é essencial para se entender o que Deus está fazendo, e entender ao próprio Deus; nos importemos, então, de ler em seu completo contexto.

Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, que quer que sejas; pois naquilo que julgas ao outro, condenas a ti mesmo, pois praticas as mesmas coisas.

Mas sabemos que o juízo de Deus corretamente cai sobre os que tais coisas praticam.

Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?

Ou desprezas a riqueza da sua bondade e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?

Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,

QUE RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO O SEU PROCEDIMENTO:

A vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;

Mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.

Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;

Glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.

Porque para com Deus não há acepção de pessoas. (Romanos 2.1-11). [NT: palavras em maiúscula do autor]

É a bondade de Deus que leva ao arrependimento, mas, como vemos aqui, se não nos arrependermos por causa de Sua bondade, podemos certamente esperar ira. Os Judeus que estavam em tal busca de justiça naqueles tempos estavam tão certos de que estavam isentos da ira de Deus que eram destinados a receber de uns dos mais intensos. Sua justiça se tornara auto-retidão, que os levou até mesmo a perseguir o Justo. Ainda assim, o Senhor exclusivamente procurou alcançá-los por anos antes de enviar Seus apóstolos aos Gentios. Foi a bondade de Deus que continuava procurando alcançar para que não precisassem receber Sua ira, mas um tempo veio em que a ira era inevitável.

É na Sua bondade que Ele tem enviado avisos de cautela aos EUA que causariam arrependimento para que Seus juízos não precisassem vir a nós. Isso não quer dizer que Seus juízos jamais virão ao todos os que fazem o mal, pois isso é deixado muito claro nas Escrituras, acima.

O juízo de Deus tem vindo sobre os Estados Unidos, e se intensificará se não reconhecermos o mal que tem tomado conta, e nos arrependermos. Temos já pago um preço terrível por não escutar, e eu por uma coisa oro: para que a graça seja quão clara o possível sobre o que esteja ocorrendo e porque, para que não precise continuar. Continuará sem arrependimento e avivamento e retornar ao Senhor. Como diz o ditado, “Se não mudares de direção, por fim irás para onde estás destinado”, e os EUA agora estão direcionados para disciplina cada vez mais séria. Os desastres vindo sobre nós são a mensagem, e se ouvirmos, podem ser detidos.

Rick Joyner, 22/Set/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: