terça-feira, 4 de novembro de 2008

Lembrete, ilustração dos mendigos e recado prático (corrigida)

Algo que já ouvimos muito, mas é bom relembrar
Os melhores serviços a serem feitos na igreja não terão competição nem disputa para executar; ninguém vai te impedir de ir evangelizar na rua ou orar pela cura do Senhor para os outros ou para a libertação de pessoas, principalmente se não tornares essas tuas obras em notícias, ou exigires, por as fazer, audiências com os reis na igreja. Quanto menos te impedirão de lavar os banheiros, ou presentear os pobres ou de ofertar no silêncio.
Você divulgar as tuas obras, na verdade pode não só roubar a tua recompensa, se tuas motivações forem afetadas, mas pode na verdade, já nessa vida, lhe causar problemas. Lembrem-se que o verdadeiro posto de honra no reino é o manto da humildade.

Sobre as ênfases boas e o risco dos efeitos contrários, a ilustração dos mendigos
Resumindo esta ilustração: não deve ser necessário que se desgastes com alguma ênfase ou ensinamento para que percebas que existe outras ênfases às quais também deves atentar. Dê atenção aos ensinamentos que Deus lhe presenteia, mas saiba que os exageros são você quem comete, e eles bem podem matar teu verdadeiro serviço.
Digamos que estejas em um bairro classe média-alta, com poucos mendigos, e de repente um deles te aborda na rua para pedir ajuda. Muito possível que você se compadeça do homem e dê alguma atenção à ele.
Suponhamos então que você está então andando no centro, onde há muitos pedintes; logo ao saíres de teu carro, alguém lhe pedirá para olhar o carro. No primeiro ou segundo quarteirão, algum necessitado te pedirá algo. Você possivelmente procuraria lhe ajudar de alguma forma, e ele tomaria teu tempo, principalmente se você quiser lhe dar a devida atenção, conversando, perguntando o que se passa, e comprando-lhe comida mesmo, e não colocando dinheiro em suas mãos, e dando-lhe palavras úteis.
Enfim, mas você tem horário marcado, então não pode mais fitar os olhos em todo homem necessitado que em teu caminho se esbarra. Decide então caminhar pelo centro com mais pressa e olhos retos, e fica até em uma linha fina de não querer esfriar demais o coração.
Se você for em alguma cidade da Índia, em bairro pobre, onde há muitos e muitos pedintes, e pedir é uma cultura e tido como predestinação, chegarás à conclusão de que não é uma questão de sempre parar para ajudar as pessoas dessa forma, e irás evitar ajudar aos homens dessa forma, a não ser que Deus lhe oriente. Pois do contrário perderás tudo o que tem, e verás que não ajudou realmente tanto assim as pessoas, pois elas continuam pedindo.
Chegaria então a conclusões mais profundas e procuraria moldar teu estilo de vida de maneira mais profunda. Provavelmente procuraria andar com roupas mais discretas, e direcionar teu dinheiro de antemão, antes que os outros saibam o que fazer com ele. E acima de tudo, procuraria ser sensível ao que Deus quer que faças.
Pessoas que buscam maturidade serão levadas a se portar com cada vez maior sensibilidade a Deus e à Sua vontade, e esta é a verdadeira maturidade. E andarão em amor em todas as situações, mesmo que tenham que nem sempre parar para os mendigos. E mesmo que nem sempre saibam o que fazer, andarão em amor.
As ênfases são muitas, e, quanto mais madura pessoa você for, ou quanto mais sedenta em buscar as verdades que falam quem é A Verdade, mais você vai circular pelas ênfases (saindo do conforto do bairro confortável), verás que realmente existem muitas ênfases, cada uma exigindo tua atenção, assim como os mendigos. Os mendigos têm cada um uma história e uma necessidade específica; os mendigos para pedir, as ênfases para oferecer, embora elas também demandem atenção.
A pessoa que busca maturidade deverá saber circular com discrição por entre ênfases de maneira sábia, sem se sentir ameaçada por nenhuma, mas entendendo de Deus os seus passeios entre todas.

Aos irmãos que consultam a este blog
Irmãos, aceito de bom grado ajuda neste blog, em específico quanto às Palavras semanais, tanto na tradução como aspectos práticos de publicação. Por favor se sinta livre para enviar um email a feliperudiuk@hotmail.com para demonstrar sua disposição. Por exemplo, um querido irmão mencionou o site do profeta Bob Jones, e tem muitas coisas especiais ali.

A mais recente, por exemplo, para resumir bastante, dizia que haviam pessoas que estavam vivendo demais no passado. Estavam descontentes com o lugar em que estavam hoje, até por causa de coisas que aconteceram no passado que as trouxeram até o local onde se encontram. Mas a vontade do Senhor não é que elas fiquem olhando para o passado ou que fiquem descontentes com a situação que estão hoje, mas que olhem para a frente, pois quem olha para trás não pode viver.

Nenhum comentário: