terça-feira, 4 de novembro de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 31


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 31

Todo Cristão é chamado para o ministério. A todo Cristão é dada uma medida da natureza de Cristo para ser manifesta como parte de Seu corpo, como constatado em Efésios 4.11-16:

E Ele colocou alguns como apóstolos, alguns como profetas, e alguns como evangelistas, e alguns como evangelistas, e alguns como pastores e mestres,

para o preparo dos santos para o trabalho no ministério, para a edificação do corpo de Cristo;

até que todos alcancemos a unidade da fé, e o conhecimento do Filho de Deus, à estatura de varão perfeito, à medida da estatura que pertence à plenitude de Cristo.

Assim sendo, não estamos mais como crianças, jogados para todo lado pelas ondas, carregados por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia e tramas enganosas;

mas falando a verdade em amor, também devemos, em tudo, crescer diante dEle, que é o cabeça, o próprio Cristo,

do qual todo o corpo, ajustado e mantido unido por todas as juntas, de acordo com o funcionamento adequado de cada parte, causa o crescimento do corpo, para a sua própria edificação em amor.

Em Provérbios 24.3-4 nos é dito, “Pela sabedoria é construída a casa, e por entendimento ela se firma; e por conhecimento os seus recintos são preenchidos.” Exige sabedoria construir, entendimento para se firmar e conhecimento para preencher. Conhecimento da verdade é crucial, doutrina sã é essencial, mas grande parte do atual Cristianismo tem se desenvolvido baseado na dedicação ao conhecimento sem a aplicação de sabedoria que edifique a casa. Agora, precisamos construir a casa.

Nós geralmente definimos sabedoria como a habilidade de aplicar corretamente o conhecimento. Isso certamente se aplica aqui. Sem a apropriada aplicação de sabedoria ao nosso conhecimento, nós podemos ter as doutrinas corretas, e realmente crer nelas, mas não praticá-las. Podemos saber e crer que o primeiro mandamento é amar ao Senhor com todo o coração, alma e entendimento, mas ainda assim não fazê-lo. É por isso que é importante entender as três palavras básicas do Hebraico para sabedoria, que juntas nos dão um entendimento mais preciso de sabedoria ou como aplicar corretamente o conhecimento. Uma fala da habilidade de ver questões como um todo; um fala da sabedoria para realmente levar adiante e executar uma tarefa, sendo a sabedoria do “como realizar”; a última fala de amarrar ambas. Para aplicar corretamente o conhecimento, o que no caso do conhecimento Cristão é construir a casa do Senhor, precisamos de todos os três tipos de sabedoria.

O Cristianismo está cheio com alguns dos melhores mestres do planeta – talvez de todos os tempos. Devemos apreciar isso profundamente, e penso que isso seja o cumprimento da verdade de que o Senhor poupou o seu melhor vinho para o final. No entanto, é uma triste verdade que muito dessa sabedoria ainda precisa ser aplicada para se construir a casa do Senhor, que também é o Seu corpo, e ainda pode vir a refletir o mandato de Efésios 4 para o corpo sobre o qual lemos acima.

Até uma grande extensão, ter tanto conhecimento sem edificar o corpo é resultado de se ter muitos mestres, mas não muitos construtores, ou verdadeiros ministérios apostólicos. Um construtor pode ver o produto final desejado, avaliar os materiais disponíveis e aqueles que ainda precisam ser adquiridos, e então avaliar da mesma forma quanto aos trabalhadores e as suas habilidades necessárias, e juntá-los para fazer o que for preciso para cumprir com o objetivo.

Em relação a um exército, isso seria o caso de um líder que pode tomar as pessoas mobilizadas, treinar e equipá-las para se tornarem uma força combatente eficaz, e então guiá-las com estratégia e visão para cumprir com os objetivos. Esses são chamados de “generais” porque a natureza de seu trabalho é mais geral do que específica [no inglês, a palavra “geral” e “general” são as mesmas]. Eles precisam ver as coisas como um todo e fazer com que todas as partes funcionem junto apropriadamente.

Historicamente, também tivemos generais que podiam construir e treinar um exército poderoso, mas não eram bons para liderar na batalha. O General da União McClellan era de tal tipo. Ele provavelmente tinha o exército melhor treinado e equipado da guerra, mas era tão hesitante como comandante na batalha que deixou ao menos duas oportunidades de findar a guerra em 1862 se esvaírem, o que fez com que a guerra durasse mais três anos, com um custo enorme para ambos os lados.

Se o ministério do corpo de Cristo funcionasse junto como a equipe que foi feita para ser, os evangelistas mobilizariam, mas cederiam lugar aos apóstolos, como vemos no Livro de Atos, que construiriam as pessoas naquilo que são chamadas para ser. Veríamos então os apóstolos trabalhando juntos também, transferindo liderança para um que seja o melhor para cada etapa. Isso exigiria sabedoria, humildade e dedicação aos propósitos maiores do Senhor, acima de construirmos nossos próprios ministérios, o que atualmente é raro no corpo de Cristo, mas ocorrerá.

Logicamente que a construção de Deus, o Seu exército, irá manifestar a Sua natureza. Sua natureza é manifesta tanto por Seu caráter e Seu poder, que á a aplicação de Sua natureza. Seu poder para curar foi o resultado de Seu amor pelas pessoas e não querer vê-las sofrer. Temos então a natureza de Cristo manifesta por meio do fruto do Espírito, aplicada por meio dos dons e ministérios do Espírito. Será assim o aspecto, por fim, de Seu corpo – ser como Ele e fazer as obras que Ele faz.

Como lemos em Efésios 4, todo membro do corpo tem um papel a cumprir, e, de acordo com este texto, deve haver um funcionamento apropriado de cada parte individual para o crescimento do corpo rumo ao que é chamado para ser. No presente momento, menos que 10 por cento dos crentes sequer conhece o seu papel a cumprir, e uma porcentagem muito menor está trabalhando em seus dons e ministérios. Quão bem qualquer corpo físico trabalharia se somente 10 por cento de seus órgãos e partes estivessem funcionando? Seria provavelmente considerado um milagre se ele apenas sobrevivesse, e esse é o presente estado do corpo de Cristo. Isso pode e vai mudar, para que cresçamos para ser o que fomos chamados a ser – a manifestação da plenitude de Cristo na terra.

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: