quarta-feira, 12 de março de 2008

Devocional Diária MorningStar - dia 90


por Rick Joyner

Verdade na Pregação

Ontem nós estudamos sobre como tem havido uma grande perversão do Evangelho em nossos tempos. O evangelho tem sido mudado de “Jesus veio para nos livrar de nossos pecados” para “Jesus veio para nos livrar de nossas dificuldades.” Existe uma diferença eterna entre ambos.

O pregar de um evangelho que implica que o Senhor veio para nos livrar de nossas dificuldades muitas vezes nos leva a esperar até que uma pessoa entre em desespero antes que compartilhemos as boas novas com ela. Jesus não enviou circunstâncias para levar os homens a Si; Ele enviou o Espírito Santo para convencer o mundo do pecado. Se uma pessoa precisa estar em circunstâncias pessoais desesperadoras antes de ir ao Senhor, então seu propósito de ir ao Senhor será suas circunstâncias ao invés da convicção, pelo Espírito Santo, de seu pecado. Assim como os que foram chamados pelo Senhor quando ele caminhou na terra não estavam em desespero devido a circunstâncias pessoais desesperadoras, as condições pessoais de uma pessoa não devem determinar se ela está pronta para o evangelho ou não.

O poder do evangelho não é externo. A sua eficácia não depende das circunstâncias nas quais estamos, mas do Espírito Santo. Se o Espírito convence alguém de seus pecados, esta pessoa se prostrará de joelhos diante da cruz independente de quão bem ou mal esteja indo. Se Ele não a convencer de seu pecado, e de sua necessidade extrema da cruz, então estará vindo a Cristo com uma pretensão errada, e um alicerce errado.

O que for construído sobre um alicerce fraco da mesma forma será fraco. Não seria esta uma razão primária da fraqueza de Cristãos hoje em dia? Não é por isso que existe um desmanchar tal de moralidade e integridade entre os Cristãos hoje? – estudos mostram que não existe diferença moral discernível entre Cristãos e não-Cristãos. Quando não existe diferença moral entre Cristãos e não-Cristãos, então de alguma forma o próprio Cristo não está na vida do Cristão.

Isso poderia revelar o porquê de Pedro ter sito enviado aos Judeus e Paulo para os Gentios? Pedro, um pescador não educado, era uma ofensa aos Judeus, para os quais foi enviado. Por outro lado, Paulo, um “Fariseu de Fariseus”, foi uma ofensa aos Gentios para os quais foi enviado. A única forma que qualquer um deles poderia ter sucesso em alcançar aqueles para os quais foram enviados era depender unicamente do Espírito Santo. Se o Espírito Santo não viesse, da mesma forma ninguém viria ao Senhor devido aos mensageiros. Todos verdadeiros mensageiros não serão mais do que “vasos terrenos”. Não importa qual a aparência do vaso – o que importa, sim, é o que há dentro dele. Quando passamos muito tempo adornando o vaso é por causa da fraqueza do que há dentro do vaso.

Em muitas escolas de evangelismo, existe uma filosofia incutida de que devemos procurar nos identificar com aqueles para os quais fomos chamados para pregar o evangelho. Isso causou muitos evangelistas e missionários a se tornarem neutralizados em seu trabalho, e tenho testemunhado isso ser o caso com muitos que estão no campo. No entanto, se iremos ser verdadeiramente eficazes, devemos entender que o Senhor provavelmente irá nos enviar para aqueles com os quais não conseguimos nos identificar, e que não se identificarão conosco, assim como Ele fez com Pedro e Paulo. Dessa forma, eles não virão a Jesus por causa de nós, mas por causa dEle! Eles virão a Jesus porque o Espírito Santo tocou suas vidas, não nós que tocamos.

Há lugar para se estudar costumes e culturas para que não se seja desnecessariamente ofensivo às pessoas, mas se muitos dos missionários que conheci passassem o mesmo tanto de tempo estudando o Senhor, a verdade de Sua Palavra, e buscando a unção do Espírito Santo, que eles passavam estudando culturas, eles certamente estariam alcançando muito mais pessoas com o verdadeiro evangelho.

Eu sou grato ao Senhor por todos que estão no campo entregando suas vidas para alcançar vidas para o Senhor. Também encontrei muitos que estão fazendo o que eu considero ser verdadeiras obras apostólicas. Mesmo assim, o próprio material genético do Cristianismo está sendo enfraquecido por muitos, aqui e em outros países, que estão pregando um evangelho de se resolver problemas facilmente, ou uma pseudo-filosofia de sensitividade de identificação (Isso não deve ser confundido com arrependimento de identificação por pecados nacionais e culturais). Se as pessoas não vêm a Jesus por causa do desespero causado por uma coisa – sua pecaminosidade e a necessidade desesperadora pelo perdão que pode vir somente da cruz de Jesus – então vieram por meio de um “evangelho diferente” (veja Gálatas 1:6) e se aproximaram de um outro deus que não é o verdadeiro Jesus.

Mas eu temo que, assim como a serpente enganou Eva por sua astúcia, suas mentes sejam levadas a um desvio de simplicidade e pureza da devoção a Cristo (II Coríntios 11:3).

Quando Jesus é erguido, na cruz, Ele irá atrair todos homens a Si. Se erguemos qualquer outra mensagem para levar a salvação às pessoas, estamos pregando outro evangelho.

Nenhum comentário: