domingo, 16 de março de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 11


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 11

O tema este ano é o exército de Deus se “mobilizando”. Existe uma unção para mobilizar que precisamos compreender – a unção de ajuntar as pessoas por uma causa. Isso pode ser do Senhor ou do diabo. Por exemplo, Hitler tinha uma unção extraordinária do diabo para mobilizar as pessoas. O grupo de pessoas que o seguiam incluía alguns dos mais brilhantes, que repetidamente comentavam com os outros como não entendiam o comando que Hitler tinha sobre eles, mas, quando estavam em sua presença, todas as dúvidas se esvaeciam e eles simplesmente a ele se submetiam. Quando ele falava às multidões, seu conteúdo não impressionava, mas as pessoas ficavam maravilhadas e simplesmente faziam o que ele as mandava fazer.

No lado dos Aliados da II Guerra Mundial, o General Eisenhower parecia ter uma capacidade similar marcante, de mobilizar e encorajar outros a o seguirem. O seu plano para o Dia D era tão complexo que quando Winston Churchill o viu, não pensou que tinha a mínima possibilidade de sucesso. No entanto, ele foi ver Eisenhower, e sem qualquer convencimento intelectual, sentiu que eles poderiam facilmente executar o plano. Quando ele foi embora daquela reunião, ele salientou o quão maravilhado estava de ter sido convencido tão bem com tão pouca evidência, mas simplesmente havia algo nesse general que fazia com que todos acreditassem. O fato é que o plano era complexo demais para funcionar e entrou em colapso dentro de vinte minutos do início do Dia D, mas as tropas encorajadas tinham tanta confiança de que iriam vencer que improvisaram e foram adiante, dando continuidade às operações. Após isto, Eisenhower admitiu que ele também não achou que seu plano ia funcionar, mas não tinha dúvida de que iriam vencer.

Em entrevistas após o Dia D, parece que maioria das tropas que não eram despachadas do avião no local correto, ou não estavam no tempo certo, ou tinham outros problemas, e foram destacadas do plano, sentiam que elas provavelmente eram as únicas passando por isso e que o resto do plano provavelmente estava correndo bem. Então, elas apenas tentavam compensar por sua parte e fazer o que podiam para voltar no esquema, ou em alguns casos simplesmente achar o inimigo e lutar contra ele. A verdade é que quase toda unidade estava nessa situação, mas prevaleceu devido à sua coragem, determinação e liberdade para improvisar.

O que quero dizer é que quase nenhum objetivo é realizado exatamente como foi planejado, e a maioria dos que se realizam são resultado de constantes improvisos e ajustes a condições que mudam. No entanto, um plano é necessário para se começar a ir na direção correta.

Devemos também entender que a unção para mobilizar é para números, também. Alguns podem ter uma unção para mobilizar grupos pequenos, alguns para mobilizar centenas, e alguns para milhares, ou até mais. Se reconhecêssemos isso em nós e nos outros, muitos seriam poupados de muita frustração. Por exemplo, se Deus o chamou a ser um pastor de trezentos, todos os tipos de promoção poderiam ser usados para aumentar a sua congregação, mas as coisas acontecerão e você eventualmente irá voltar bem no nível dos trezentos. O oposto também é verdade. Se você foi chamado para liderar cinco mil, independente de divisões de igreja ou outros problemas que podem temporariamente encolher tua congregação, o número será revertido novamente para cinco mil.

Dessa forma, se fomos chamados para tal liderança, devemos entender o quê o Senhor nos chamou para fazer e nos contentarmos lá, determinados a fazer o melhor que podemos onde fomos colocados. Se formos fiéis com o pouco, Ele irá, no devido tempo, nos dar mais autoridade. Queremos estar certos de que é Ele que nos está promovendo e não somos nós que estamos promovendo a nós mesmo apenas. Ganhar influência que Deus não nos chamou a ter sempre trará problemas que qualquer pessoa sábia deve querer evitar, a todo custo. A questão é obediência. Ser um tenente brilhante e eficaz é melhor que ser um general incompetente.

Uma de nossas missões é sediar conferências. Maior parte de nossas conferências são devotadas a equipar pessoas em ministérios específicos, ou dons do Espírito. Sabemos como promover conferências e temos conseguido reunir milhares anteriormente, mas descobrimos que nas conferências para equipar, menor é melhor. Nosso objetivo não é apenas ajuntar um monte de pessoas, mas ver todos que vieram serem mudados, impactados, e enviar obreiros e mensageiros de Cristo com muito mais poder do que quando chegaram. No entanto, para algumas de nossas conferências, especialmente aquelas que são devotadas a promover intercâmbio no corpo de Cristo e com um coração para missões e evangelismo em geral, maior é melhor.

Meu principal objetivo em abordar esses assuntos aqui é para que possamos considerar o que tem sido um erro trágico no corpo de Cristo, que é o mobilizar do povo de Deus vez após vez para propósitos que não foram ordenados por Deus ou que não foram feitos por Seu chamado ou por Seu Espírito. Isso por fim levará a desilusão e desânimo generalizado – a perda de coragem, que é um dos mais básicos combustíveis para qualquer exército de sucesso.

Ajuntar grandes grupos de pessoas não é difícil com boas técnicas promocionais. Por este motivo, tenho parado de me impressionar com o tamanho de igrejas, missões ou ministérios, mas sim com seu fruto. Quem está preparando, equipando e liderando aqueles que ajuntaram, com eficácia? Alguns grandes grupos e igrejas estão fazendo isso, mas são raros. Em Atos 19, vemos que as pessoas estavam em confusão porque não sabiam o motivo de estarem reunidas. Reunir-se sem um propósito claro geralmente resulta na confusão do povo, e isso é desanimador.

Tem sido estimado que a maioria de Cristãos nos Estados Unidos não estão mais em uma comunhão de igreja. Isso é uma tragédia, mas antes de simplesmente começarmos a tentar ajuntá-los para um relacionamento vital em igreja, talvez precisemos dar uma olhada na igreja. Se mais de meio milhão dos Cristãos não encontram mais na igreja um lar, poderia ser que mais da metade das igrejas de alguma forma se afastaram do mandato básico da igreja que Cristo a deu?

Ajuntar o povo de Deus é importante, mas também é uma grande responsabilidade. Reunir é apenas o primeiro passo. Nunca foi intencionado que a igreja fosse apenas um grande curral de ovelhas onde as pessoas são ajuntadas e apenas têm a comida jogada a elas algumas vezes por semana. Alimentar o povo de Deus é um propósito grande, mas as liderar envolve muito mais do que isso. É por isso que a igreja do futuro começará a se parecer mais com o exército que foi chamada para ser. Uma grande clareza de propósito está vindo, e com grande encorajamento.

Uma Nota de Rick

Estamos a apenas uma semana de sediar o que sinto que pode ser uma das mais importantes conferências em nossa história, chamada “Honrando os Pais”. Me foi dito em um sonho que se honrássemos os pais, o Senhor liberaria avivamento na América dentro de seis meses. Essa conferência é apenas uma forma com que estamos procurando fazer isso. Tem havido um ataque massivo, em nossa sociedade, à paternidade, incluindo a estereotipagem em seriados de comédia na televisão, com os pais colocados sempre como fracos, espalhafatosos e orgulhosos, ou corruptos. O diabo sabe que será fácil destruir qualquer sociedade que não tenha uma paternidade forte como parte básica de sua cultura, e existe um desmanchar ocorrendo agora em nossa sociedade por causa disto. Se queremos sobreviver por mais tempo, a igreja deve reverter esta tendência em seu próprio meio, e se tornar a luz e sal que é chamada para ser nesta área.

Juntamente com honrar alguns dos pais específicos que me foi mostrado para honrar, creio que haverá uma bênção vindo do Pai, especialmente àqueles que foram rejeitados ou não tiveram um bom relacionamento com seus pais. Mesmo se você não pode vir a esta conferência, que ocorrerá de 20 a 22 de Março no H.I.M., por favor ore por nós, e por favor ore para que a bênção do Pai venha sobre Seu povo.

Compareça a esta conferência se puder. (...) Temos também quartos ainda disponíveis no H.I.M.. Espero ver muitos de vocês lá. Isso realmente pode ser histórico.

http://www.morningstarministries.org/

Rick Joyner, 10/03/2008


[permissão para feliperudiuk@hotmail.com traduzir gentilmente concedida por MorningStar]

Nenhum comentário: