sábado, 29 de março de 2008

Alguns provérbios extraídos do Talmude Babilônico


Julgue a todos de acordo com o lado favorável deles.

Não se faça como um daqueles que predispõem a Juízes.

Ame o trabalho. Como? Não se importe com superioridade. Cuide para que o teu nome não seja conhecido no Governo.

Aquele que não deseja aprender de seus mestres não é digno de viver.

Aquele que não faz crescer, faz diminuir – como? Fixe um tempo para estudar.

Prometa pouco e faça muito.

A honra de teu companheiro deve ser tão desejada por ti como a tua própria.

Não julgue teu próximo sem que antes te coloques em seu lugar.

Quanto mais festas, mais alimentos aos vermes.

Aquele cujas obras sobrepõem sua sabedoria, sua sabedoria é mantida. Se as suas obras não excederem sua sabedoria, sua sabedoria não será mantida.

Tudo o que possuímos é meramente algo que nos foi confiado.

Havendo dois alunos estudando juntos, quando uma noiva ou um caixão sendo carregado passar diante deles, deve ser observada a seguinte regra: se a noiva tem tudo o que precisa para se sentir como tal, e se o morto tem tudo o que precisa para um enterro decente, os alunos não devem interromper seu estudo; mas, se não for este o caso, que eles suspendam seu estudo e vão e somem alegria à noiva e honra ao morto.

Nas cidades próximas do mar, uma noiva é chamada de Beniatha, “aquela que foi formada”. Se Ele assim o fez, quão mais certo não seria nós mesmos fazê-lo? Entenda disso que o Senhor formou Eva e a ornou como uma noiva, e a trouxe a Adão.

Seja cuidadoso no estudo, pois erro no estudo conta como pecado intencional.

Não olhe para o jarro, mas para o que ele contêm. A inveja, sensualidade e ambição destroem a vida. Não aprove suas paixões, pois se isso fizer, o túmulo será teu lugar de refúgio.

Sem teu consentimento foste criado, e nasceste no mundo sem que escolhesse. Estás vivendo sem tua própria volição, e sem tua aprovação terás de morrer.

Separe um pouco para caridade, antes que sejas compelido pelos outros a fazê-lo. E assim terás recompensa tanto da caridade separada como da decisão de separá-la de antemão.

A proteção para a honra é se abster de rir [interpreto como risada proveniente de zombaria]. A proteção para a sabedoria é o silêncio.

Quem se casar com uma mulher que não lhe for cabível transgride cinco mandamentos negativos.

Todas as coisas feitas no privativo devem ser feitas como se fossem feitas em público.

Não se isole da comunidade.

Quem é um homem de honra? Aquele que honra o seu próximo, (...)

Aquele que aprende para ensinar, lhe é concedida a faculdade de aprender e ensinar; quem aprende para praticar, lhe é concedida a faculdade de aprender, ensinar, preservar e praticar.

Não vista a lei de Deus como coroa para com a qual te exaltares, nem como pá, usando para cavar para si (riquezas). Vejam que aquele que faz uso deste aprendizado na Lei para prosseguir em seus fins egoístas perde todo o mérito.

Reduza seus afazeres, para que tenhas mais tempo para o estudo da Lei, e seja de espírito reduzido diante de todo homem (...)

Existem três coroas – a coroa da Lei, a coroa do sacerdócio e a coroa da realeza. Mas a coroa de um nome limpo excede a todas.

Aquele que aprende mas esquece é similar a uma mulher que dá a luz filhos mas os enterra (...)

Nem a segurança dos loucos nem as aflições dos justos estão ao alcance de nosso entendimento.

Este mundo é a antecâmara do mundo vindouro; assim, prepara-te na antecâmara, para que sejas aceito no salão de banquete.

Melhor é uma hora de arrependimento e boas obras neste mundo que toda a vida no mundo vindouro, apesar de que uma hora de alívio de espírito no mundo vindouro é melhor que toda a vida deste mundo.

A quem se assemelha aquele que aprende dos jovens? Ao que come uvas verdes e bebe vinho fresco da prensa! Mas a quem se assemelha aquele que aprende dos velhos? Ao que come uvas maduras e bebe vinho antigo!

Não olhe para o vaso, mas para o que ele contêm. Muitos vasos novos têm vinho velho, mas um vaso velho sequer suporta o vinho novo.

É mais fácil governar o mundo todo que te associares e discutires com hipócritas.

Não sejas como o batente superior da janela, que nenhuma mão pode alcançar; nem como a viga superior, cujas gravuras estão desfiguradas; nem como o solado intermediário, no qual algumas vezes os pés batem; mas como o batente inferior, no qual todos pisam, e, quando toda a construção é demolida, ainda está no lugar.

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO LINDO, DEVERIA SER MAIS DIVULGADO E LIDO POR TODOS.