quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 53


Discernindo os tempos, parte 53

Semana 43, 2009

Como abordamos previamente, um recente estudo sobre a igreja dos EUA revelou o fato chocante de que cerca de 65 por cento de todos os Norte-americanos se consideravam Cristãos nascidos de novo, mas somente 3 por cento tinha uma visão de mundo bíblica. Para se ter uma visão de mundo Cristã significa ver o mundo como Cristo vê, conhecer e aderir a Seus ensinamentos. Tal disparidade de porcentagens, grande como é, reflete em como estamos deixando terrivelmente a desejar em cumprir com a Grande Comissão. Somos ordenados a fazer discípulos, e ensinar tudo o que Ele nos ordenou.

Qual é o remédio para esse grande erro do Cristanismo em nosso país? O primeiro passo é reconhecermos o problema. Tem havido uma trágica redução na Grande Comissão no seguinte sentido: muitas pessoas podem ser levadas a tomar uma decisão por Cristo, isto é, nascer de novo, com uma falha óbvia da parte da igreja para ajudar levar estes a conhecer e se aproximar mais de Cristo. Isso não é uma crítica a evangelistas que procuram convertidos, mas ao resto da igreja por falhar em dar sequência ao trabalho dos evangelistas.

Como vemos no Livro de Atos, quando se rompia algum avivamento, os líderes enviavam os apóstolos para verificar o trabalho e ajudar a firmar os novos crentes em seu discipulado com Cristo. Obviamente, vocês que estão lendo este próprio texto são discípulos, procurando aprender do Senhor e ver o mundo com Seus olhos. Porém, por causa da presente cultura da igreja, é provável que a maior parte de vocês com essa determinação desenvolveram a mesma por iniciativa própria, o que certamente é algo nobre, mas novos crentes devem receber muito mais ajuda do que recebem hoje da igreja local.

Um recém-nascido necessita de cuidados e não consegue se virar sozinho; precisa de atenção constante e por bastante tempo antes que possa fazer as coisas básicas. Quando nascemos de novo, a maioria das pessoas se encontra da mesma forma, espiritualmente; não sabem como se alimentar. Isso é especialmente válido porque maioria das pessoas nos EUA não cresceu em uma igreja e dificilmente sabem qualquer coisa sobre a Bíblia. Não conhecem livros Cristãos, CDs ou DVDs com ensinos, ou outros auxílios se ninguém lhes mostrar. Precisam de certo material específico, do contrário não saberão começar.

Além disso, o inimigo tem a estratégia de devorar recém-nascidos enquanto ainda não sabem se defender, então novos Cristãos estarão sujeitos às ondas de tentações e ataques que querem lhes desviar do caminho. Assim como, no reino natural, nenhum bebê consegue se defender, esses novos convertidos também não conseguem quanto aos esquemas do diabo, e carecerão de atenção e proteção quase constantes por um certo tempo. E é este relacionamento com outros crentes que começa a fortalecer seus laços com o corpo de Cristo.

Estou compartilhando isso aqui porque tal cenário deve ser corrigido à medida que adentramos neste Grande Despertamento; do contrário, muito fruto será perdido, não sendo este apenas maçãs ou bananas, mas o próprio povo de Deus, sobre o qual Ele nos ordenou fazermos discípulos. Esta é uma responsabilidade básica da igreja e de seus líderes. Lemos em Hebreus 13.17: “Obedeçam aos seus líderes, e submetam-se a eles, porque eles cuidam da alma de vocês como quem que vai prestar contas.”

É uma questão muito séria a de que prestaremos conta daqueles colocados sob nossos cuidados. Se eu deixasse meus filhos sob cuidado de alguém e voltasse e descobrisse que não receberam os devidos cuidados, não ficaria feliz com este.

Muitos no “mover do discipulado” ou “pastoreio” dos anos 70 super-enfatizaram o controle dos líderes e a submissão, o que amargou uma geração quanto a esses assuntos. Não podemos deixar que isso roube da igreja a ordenança e responsabilidade mais básica que temos. O verdadeiro discipulado não prende as pessoas a crescente controle, mas as libera com a verdade e as ajuda a amadurecer em Cristo a ponto de que não mais precisem de nós. Verdadeiro discipulado constrói relacionamentos familiares que são ainda mais fortes do que nossos relacionamentos naturais de família, mas o objetivo não é controle, mas amor e serviço.

Conheci alguns dos líderes do “mover de pastoreio” que se enveredaram por um caminho muito errado. Não tinham problemas em questões de controle e poderiam estar entre os melhores quanto a serem verdadeiros pastores e fazedores de discípulos. Porém, foi à medida que o aspecto de níveis múltiplos entrou que muitas das coisas boas sendo ensinadas no topo começaram a se fragilizar com cada nível subsequente. Cada um dizimava, isto é, dava 10 por cento de suas rendas ao seu pastor, então muitos estavam obviamente sendo motivados a fazer discípulos por dinheiro. Talvez essa não fosse a única motivação, mas se estivesse de alguma maneira incluída na mistura, uma grande porta do inferno ficava aberta para essa corrupção.

Em Cristo, não existe relacionamento de níveis múltiplos. Você já observou que em nenhum lugar nas Escrituras fala sobre os netos ou netas de Deus? Somos todos filhos e filhas de primeira geração de Deus. Nem vai o dízimo para os pastores, mas para o armazém, de onde os pastores e outros ministérios da igreja devem receber sua renda. Como não podemos servir a Deus e aos homens, devemos manter toda motivação financeira longe do ministério.

Claro que esses assuntos dariam um livro, mas o que quero dizer é que discipulado bíblico e verdadeiro deve ser recuperado como um mandado e responsabilidade básicos da igreja. Isso é essencial se a igreja quiser ser forte, o que também se traduz em ter uma visão de mundo bíblica, e ainda muito mais: verdadeiros relacionamentos Cristãos que Deus quer em Sua família, e promover a maturidade de todos os seus filhos e filhas. Por causa disso, um dos grandes sinais dos tempos será a recuperação do verdadeiro discipulado no corpo de Cristo. Com todas as lições boas que aprendemos do “mover do pastoreio”, devemos ser capazes de fazer isso e dessa vez sem repetir os erros. E mesmo que alguns repitam, esta é uma ordenança bíblica com a qual devemos cumprir.

Rick Joyner, 19/10/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, http://www.morningstarministries.org/]

Nenhum comentário: