quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Palavra para a Semana nº 61


Discernindo os tempos, parte 61


Semana 51, 2009

Para que tenhamos um perspectiva verdadeiramente profética sobre o mundo de forma que possamos discernir precisamente os tempos, precisamos começar com uma visão básica de mundo Cristã: ver o mundo como Cristo vê. Para termos essa perspectiva, devemos enxergar a partir de Sua perspectiva, que vem de cima. É por isso que lemos que devemos estar assentados com Ele nos lugares celestiais em Efésios 2.4-6:

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa de Seu grande amor com o qual nos amou, mesmo quando estávamos mortos em nossas transgressões, nos deixou vivos juntos com Cristo (pela graça sois salvos),
e nos levantou junto com Ele, e nos assentou com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

Como já falamos, estudos mostram que maioria dos Cristãos, mesmo os que se dizem protestantes, nascidos de novo, na verdade têm uma visão de mundo baseado mais em informações da mídia, opiniões de outros, ou até mesmo suas próprias opiniões, ao invés de uma visão verdadeiramente Cristã. Qualquer coisa senão ver o mundo como Cristo leva ao engano. Como ganhamos, então, a visão de Cristo sobre o mundo e como seremos erguidos para nos assentarmos com Ele, no alto?

Para recebermos isso devemos querer tanto que nos esforcemos para receber. Não são apenas os que têm a verdade que não serão enganados no fim destes tempos, mas os que têm um “amor pela verdade”(veja II Tessalonicenses 2.10). Todos podem querer a verdade, mas somente os que têm um amor por ela a buscam. Os que têm um amor pela verdade vão ler, estudar e orar por iluminação e revelação como motivação essencial de suas vidas. Quanto maior o amor pela verdade, maiores serão nossos esforços para encontrá-la.

Esta pode ser uma razão pela qual temos tamanho nível de unção e revelação em nossas conferências. Maioria dos que vão a nossas conferências são de outras cidades, e uma grande porcentagem de outros países. Deus recompensa os que, para comparecer, saem direto do trabalho, usam suas férias, pagam bilhetes aéreos e custos de hotel, e são do outro lado do mundo. Ele nos promete que se O buscarmos, O encontraremos (veja Mateus 7.7), e tal dedicação é sempre recompensada de alguma grande maneira.

Logicamente que para você estar lendo ensinamentos como esses mostra que você tem uma fome pela verdade. Temos falado sobre isso, e tenho reiterado isso ao fim do ano porque é algo muito importante. Engano e as trevas que resultam estão aumentando no mundo. Necessitamos desesperadamente da luz, e ela virá aos que a buscam.

Somente Cristãos podem receber as maiores verdades porque as coisas começam com o enxergar de Cristo. A maior verdade é uma pessoa. É aí que começamos, mas nosso objetivo, após o vermos como é, é agirmos como Ele age. Este é o início da verdadeira maturidade em Cristo. Após enxergarmos como ele enxerga, podemos ser usados por Ele para fazer o que Ele quer ver feito – suas obras. É por isso que somos chamados de Seu “corpo”. Somos chamados de extensão de Cristo na terra. Para sermos eficientes nisso, precisamos ver como Ele vê. Algumas das piores repreensões nas Escrituras, da parte de Deus, são para os que têm olhos mas não vêem. Os profetas, que eram usados por Ele para falar por Ele, frequentemente eram chamados de “videntes” por esta causa – tinham olhos para ver.

Recentemente estava sentado com um professor que tinha uma vasta educação tanto em história como nas teorias de cientistas futuristas. Isso lhe dava uma mensagem muito rica, lógica, interessante e atraente. Entretanto, sendo que ele também era um Cristão sincero e profundamente comprometido, fiquei surpreso pelo quanto seu conceito do futuro não só deixava a desejar, mas contrário às profecias bíblicas dos tempos. Havia também contradições óbvias em algumas de suas perspectivas baseadas em lógica, as quais parecia que nem ele nem os que seguiam aos seus ensinamentos demonstrava ser capaz de ver. Estas não eram questões pequenas, e quando eu gentilmente o desafiei sobre isso, para o seu crédito, ele viu o problema imediatamente e genuinamente apreciou o que falei. Esta foi uma característica incrível, que me deu esperança. Com o seu aprendizado, que era expansivo, e sua habilidade de capturar a atenção da algumas das pessoas mais eficazes em muitos campos, ele permaneceu humilde e ensinável. Este é alguém que realmente ama a verdade e não apenas o conhecimento.

Vemos este mesmo traço com Apolo no livro de Atos. Ele era “poderoso nas Escrituras” (veja Atos 18.24) e obviamente um professor muito carismático. Porém, também esteve aberto a Priscila e Áquila quando lhe puxaram para o canto para mostrar coisas que não sabia. Isso lhe permitiu ir a um nível ainda mais alto de utilidade para o Senhor.

O que quero dizer é que, com nosso amor à verdade, que nos leva a buscá-la com grande empenho, que possamos amá-la o suficiente para permanecermos ensináveis e humildes. Repetidamente lemos que Deus “dá graça aos humildes” (veja Tiago 4.6, I Pedro 5.5). Uma das características mais básicas da humildade é ser ensinável. Os mais humildes serão ensináveis por aqueles cujo conhecimento seja inferior aos seus. Alguém pode ter conhecimento, experiência e sabedoria inferiores, mas ainda assim ter algo do qual precisamos. Deus frequentemente nos coloca em situações assim para separar os que verdadeiramente amam a verdade dos que apenas amam ao conhecimento, o que é muitas vezes para fins egoístas. Vemos isso em Mateus 11.25-26 quando Jesus disse,

“Louvo a Ti, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque o Senhor escondeu essas coisas dos sábios e inteligentes e as revelou a Seus pequeninos.
Sim, Pai, por isso lhe foi agradável aos olhos.”

Crianças estão na beira da imaturidade, mas têm uma característica que atrai a graça de Deus: são humildes, e portanto ensináveis. Que nós sejamos grandes amantes da verdade e conhecimento, mas que não tropecemos na grande pedra chamada orgulho quando os encontrarmos.

Rick Joyner, 14/12/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: