quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Palavra para a Semana nº 01


Preparados para os tempos, parte 01


Semana 01, 2010

Este ano que se aproxima será um dos mais importantes de nossas vidas e do mundo. Como comecei a dizer alguns anos atrás, cada eleição nos EUA de agora em diante será mais importante do que a que se passou, porque os tempos estão ficando muito intensos. Acho que podemos dizer que isso até agora refletiu bem a realidade e, apesar das eleições de 2010 não incluírem uma eleição Presidencial, elas serão ainda mais importantes do que as eleições de 2008. Por causa da intensidade dos tempos, nossas escolhas terão conseqüências com efeito multiplicado. É e será assim no país, no mundo e em nossas vidas individuais.

Mesmo que as decisões que tomamos terão conseqüências com efeito multiplicado, teremos ainda cada vez menos tempo para tomá-las. É por isso que a decisão mais importante que podemos tomar é buscarmos ao Senhor em primeiro lugar, acima de todas as coisas, conhecendo melhor a Ele e a Seus caminhos, e andando mais perto dEle. A verdadeira vida Cristã não apenas conhece doutrinas precisamente, mas é uma vida de seguir e obedecer ao Senhor. Como Ele deixou claro, podemos conhecer bem a todas as doutrinas, mas, se não obedecermos a Ele, então não teria sido bom para nós no grande Dia do Juízo, e as coisas provavelmente não nos irão bem nessa vida também.

Existem dois aspectos de seguir ao Senhor e fazer a Sua vontade. Um começa com amar a verdade o suficiente para buscá-la em Sua Palavra. O outro é o de conhecer a Sua voz. Mesmo no Antigo Testamento, vemos repetidamente que Israel precisava obedecer a Seus mandamentos e prestar atenção à Sua voz. Isso não mudou. Precisamos conhecer e prestar atenção à Sua Palavra escrita e obedecer à Sua voz, como é declarado em todo o Novo Testamento, o que ainda falaremos sobre.

Portanto, um objetivo neste ano em nossa Palavra para a Semana será conhecer melhor a Sua Palavra escrita, e conhecer melhor a Sua voz. Como lemos em II Tessalonicenses 2.10, só porque conhecemos a “verdade” não quer dizer que não seremos enganados nestes tempos; devemos ter um “amor à verdade”. Se realmente amamos a verdade, a buscaremos diligentemente. Obviamente, você está buscando a verdade, do contrário não estaria lendo algo como esta Palavra para a Semana. Vamos todos nos determinar mais e mais em nossa busca do Senhor e Sua verdade.

Os que se destacam em qualquer área são inevitavelmente os que fazem o básico melhor. Os melhores serão encontrados como os que se dedicam a continuamente revisar e praticar o básico. Quanto mais fortes formos nos pontos básicos, mais fortes serão todos os outros pontos que construirmos sobre estes, e maior poderá ser a construção final.

Como temos abordado, estudos têm mostrado que cerca de 80 por cento de Norte-americanos dizem ser Cristãos, e uma grande porcentagem desses dizem ser Cristãos nascidos de novo. Ainda assim, menos de 10 por cento têm uma visão de mundo bíblica. Nossa visão de mundo é como vemos o mundo. A Bíblia nos foi dada para que possamos enxergar o mundo e vida da forma que Deus a enxerga. Ver o mundo de qualquer outra forma se trata de um engano básico. Um objetivo básico da vida Cristã deve ser o andar na verdade.

O que tem moldado nossa visão de mundo? O noticiário? A educação secular? A opinião das pessoas? Nossas próprias opiniões? A Bíblia? Doutrina sã de um pastor de boa índole e conhecimento? Nossa visão de mundo pode ser uma combinação destes, mas nossa principal preocupação é de que seja verdadeira. Será verdade somente ao ponto em que enxergarmos as coisas da forma que Deus enxerga.

A verdadeira vida Cristã diz respeito a sermos discípulos de Cristo. Isso quer dizer que devemos aprender dEle, de Seus caminhos, e, assim, veremos o mundo com os Seus olhos. Se Jesus, que tem A Palavra, tomaria Sua posição baseado no argumento de “está escrito” quando desafiado, quanto mais devemos fazer isso? Portanto, uma de nossas devoções básicas como discípulos deve ser conhecer a Bíblia. Sem dúvidas, esta é uma tarefa assustadora, mas seguir a Jesus também é. Ele nunca disse que seria fácil; apenas disse que valeria a pena.

Ler a Bíblia de forma corrida pode ajudar muito, e recomendo todo Cristão a fazer isso. Uma visão geral do plano de Deus é muito importante para se compreender os diferentes aspectos deste plano, inclusive os tempos nos quais vivemos. Já li a Bíblia algumas dezenas de vezes, e ainda hei de encontrar uma única contradição nela, ainda assim descrentes constantemente dizem que está cheia delas. De fato, algumas coisas podem parecer contradições quando tiramos as coisas do contexto, mas quando começamos a ver como um todo, tudo se encaixa. Tanto que o esclarecimento de algumas coisas que parecem ser contradições àqueles com conhecimento superficial é algo feito com tal sabedoria profunda que sem dúvida é além de sabedoria humana.

A Bíblia também está cheia com profecias que vieram a se cumprir exatamente como declarado. A vinda e a vida de Jesus foi profetizada por dezenas de pessoas ao longo de um período de quatro mil anos, e Ele cumpriu tudo. A vida de Buda não foi antevista assim. A vida de Maomé não foi antevista assim. Ninguém antes na história teve tais credenciais. Sem questão, Jesus é Aquele que foi antevisto. Ele cumpriu com tudo o que veio cumprir, e não existe ninguém em toda a história cuja mensagem podemos confiar mais. Conhecendo a Ele e à Sua mensagem, e por meio disso nos tornando Suas testemunhas, é o feito mais importante que podemos ter nessa vida.

Nossa principal dedicação para este estudo neste ano será a seguinte: conhecermos ao Senhor e à Sua mensagem e sermos capazes de os aplicar melhor aos nossos tempos, estabelecendo e/ou fortalecendo nossa visão de mundo bíblica. Para essa perspectiva, queremos ser capazes de discernir os tempos e melhor cumprir com nosso propósito nele. Por isso, abordaremos alguns dos grandes acontecimentos e forças atuais em nossos tempos.

Rick Joyner, 28/12/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: